domingo, 29 de maio de 2011

Salsa


Nome Comum: Salsa
Nome Científico: Petroselinum crispum

Origem
Mediterrâneo oriental
Europa
Ø Anual
Ø Muita Luz

Características / Efeitos Terapêuticos

Tem sementes pequenas de cor castanhas em forma de foice, contém uma substância tóxica chamada apiol. As folhas formam uma roseta muito divididas, são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas, já que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos, apresenta uma raiz aprumada.
A reprodução é feita por sementes, plantada em solos profundos e ricos em matéria orgânica, num local ensolarado e em solo que não seja demasiado compacto. Também pode ser cultivada em vasos fundos junto a uma janela ensolarada.
Curiosidades de Utilização
Alimentação
: Cozida ou crua tempera bem qualquer tipo de prato salgado. Além de ser decorativa acrescenta cor e sabor agradável para saladas, molhos, purés de batatas, patês e sopas.
O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. À salsa também se atribuem propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante.
Aplicação nos Chás
Os antigos Egípcios e os Gregos usavam a salsa para tratar dores do estômago e problemas de bexiga e do sistema nervoso, através do consumo de chás.

Sem comentários:

Enviar um comentário