domingo, 12 de junho de 2011

Agrião


Nome Comum: Agrião do rio
Nome Científico: Nasturtium officinale

Origem
Europa; Ásia Central; Norte de África e América.
Muita Luz
Altitude baixa


Características / Efeitos Terapêuticos
O agrião é utilizado para saladas e sopas. É uma planta herbácea e de rápido crescimento. O caule é tenro, verde, carnoso e oco. As suas folhas são alternadas, com forma lanceolada. As raízes são aprumadas e surgem nos nós do caule submerso. As suas flores aparecem no verão, sendo pequenas e de cor branca. Multiplica-se por sementes num solo fértil.
O agrião é um vegetal de baixo teor calórico, pois apresenta características tónicas e estimulantes e é um bom estimulante para abrir o apetite.
O agrião é descongestionante, digestivo, depurativo, diurético, anti-inflamatório, cicatrizante e combate o ácido úrico, sendo rico em iodo, ferro, fosfato e óleos essenciais. Contribui, igualmente, para a formação dos ossos e dos, evita a fadiga mental e associa-se à produção de glóbulos vermelhos do sangue. Contém vitamina A, essencial para uma boa visão e para manter a saúde da pele, vitamina B, responsável pelo crescimento e alguma vitamina C.

Curiosidades de Utilização
Alimentação
- Serve como condimento na sopa, cozidos, sucos e refogados.
Perfumes - É utilizado para cremes e loções, serve para cicatrizar as frieiras e feridas dos pés, abcessos e elimina manchas da pela.
Aplicação nos Chás - Serve para baixar a febre, a bronquite, complicações de fígado, as cólicas, a tuberculose e o bócio, através da infusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário