quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hortelã - pimenta

Nome Comum: Hortelã - pimenta

Nome Científico: Mentha piperita

Origem

Índia, países asiáticos, região mediterrânea da Europa

Influência da Luz - Muita Luz

Altitude baixa


Características / Efeitos Terapêuticos

A hortelã – pimenta resulta do cruzamento entre duas plantas a mentha aquática e a mentha spicata. Desenvolve-se através de um caule esbelto, erecto e por vezes apresenta uma cor vermelha muito intensa. As suas folhas são verde-escuro, com um pequeno toque de púrpura e a sua forma levemente ovalada.
As flores da hotelã, também cor púrpura, estão agrupadas em espigas e quase nunca dão sementes. É comercializada seca, sob a forma de chã, óleo essencial e em cápsulas com o revestimento gastrorresistente.
A planta possui rizomas subterrâneos, folhas lanceoladas, opostas e dentadas. Desenvolvem-se em solos fofos, húmidos, bem drenados, arenosos com muita iluminação.
A hortelã serve para a digestão, enjoos, cólicas, cólon irritável e distúrbios estomacais. Utilizada para as constipações, as inflamações da laringe, a bronquite, a sinusite, as gripes e as enxaquecas. Estimula a produção de saliva e elimina o mau hálito.
A hortelã é digestiva, tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Contém betacaroteno, folatos, taninos, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas B2, B3, C, E e óleos voláteis.A planta é recomendada, ainda, para afastar a traça.


Curiosidades de Utilização

Alimentação - A hortelã - pimenta pode ser usada diariamente em molhos, carnes, legumes, saladas, sopas e refrescos. Aplica-se na culinária, nomeadamente nos assados, nos cozidos, no fabrico de bebidas e doces, nas canjas, nos cozidos de grão, nas sopas, nas saladas, no arroz, nos licores e nos xaropes como planta aromática.


Perfumes - Como cosmético, a hortelã utiliza-se nos dentífricos pelo seu sabor refrescante, nos sabões, nos champôs, nos perfumes, nos cremes de barbear e para no tratamento da celulite.

Aplicação nos Chás - O chá é ótimo para as pulgas de vários animais, como também serve para eliminar as manchas de pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário